Bilinguismo

A sociedade atual exige um preparo dos nossos jovens bem maior do que acontecia em tempos anteriores. Ela pede respostas de forma imediata e eficiente. O uso de tecnologias exige sistemas educacionais que preparem os alunos para interagir com ela e para transformá-la com prontidão e competência. Essa proposta vem ao encontro das expectativas desta nova sociedade, pois é por meio da língua que conhecemos e tomamos consciência do mundo.

Existe um consenso de que o bilinguismo proporciona múltiplas vantagens para as crianças e adultos:

Growing the future
  • Vantagens na comunicação: redes mais amplas de comunicação, alfabetização em dois idiomas e consciência metalinguística aumentada;
  • Vantagens culturais: nível mais profundo de multiculturalismo, uma perspectiva mundial em dois idiomas e uma maior tolerância e sensibilidade no tocante a outros idiomas, culturas e povos;
  • Vantagens cognitivas: funcionamento cognitivo elevado, maior número de vias cognitivas, um melhor desenvolvimento da memória e da plasticidade cerebral;
  • Vantagens socioemocionais: aumento na autoestima e no sentido de identidade;
  • Vantagens socioeconômicas: mais oportunidades de emprego na idade adulta..

IN: August and Hakuta, 1997. Baker, 2000

Aprender um segundo idioma atualmente é essencial. Para a aprendizagem ser bem sucedida, é necessário interagir com o segundo idioma desde cedo. Nosso currículo bilíngue se inicia desde a Educação Infantil, onde o idioma inglês é utilizado de maneira permanente. Além de praticar as quatro habilidades básicas da linguagem: leitura, escrita, audição e fala, utilizamos meios para propiciar a aprendizagem de forma lúdica, participativa e envolvente. Desenvolvemos com isso, competências linguísticas que lhes permitam uma comunicação efetiva no processamento e produção de mensagens na sua linguagem e no segundo idioma, de modo que possam ser falantes bilíngues em diferentes contextos. Os alunos são instruídos e convidados a prestar os exames de Cambridge, para que obtenham este certificado internacional, reconhecido no mundo inteiro. O sucesso alcançado por eles comprova sua excelência acadêmica no bilinguismo.

Exames da Universidade de Cambridge

Cambridge English, também conhecido como ESOL, é um Departamento da Universidade de Cambridge, cujos exames de proficiência linguística (FLYERS, KET, PET, FCE, CAE e TOEFL) são reconhecidos em todo o mundo, por universidades, ministérios governamentais e pelo mercado de trabalho como prova da habilidade de utilização da língua Inglesa.

Sua validade é vitalícia.

Exames da Universidade de Cambridge logo

O Colégio Internacional Everest é reconhecido como Preparation Center for Cambridge English. O uso dessa logomarca é concedido apenas a instituições que preparam alunos para os exames Cambridge English no contexto do programa de incentivo para Preparation Centres mediante o cumprimento de determinados critérios, como por exemplo, a produção de no mínimo 80 candidaturas por ano fiscal. Outras informações: https://www.cambridgeenglish.org/br/exams/first/

Espanhol e Exames DELE

Continuando a formação integral e de excelência acadêmica, a partir do 6º ano, os alunos aprendem um terceiro idioma, o Espanhol, que tem como finalidade a aquisição, promoção e desenvolvimento de competências comunicativas.

Os exames do DELE certificam a proficiência na Língua Espanhola. São reconhecidos no mundo todo, tanto no meio acadêmico como no mercado de trabalho. O ensino de língua Espanhola no Everest começa a partir do 6º ano do Ensino Fundamental II, e nossos alunos são preparados para fazer os seguintes exames: A1, A2, B1, B2 e C1. Outras informações: https://saopaulo.cervantes.es/es/diplomas_dele/informacion_diplomas.htm