Higiene e limpeza

Colégio Everest

UNIDADE 1 - Educação Infantil
Rua Dom Rosalvo Costa Rego, 146
Itanhangá - Rio de Janeiro - RJ
(21) 3485-1050


UNIDADE 2 - Ensino Fundamental e Ensino Médio
Estrada da Barra da Tijuca, 3020
Barra da Tijuca - Rio de Janeiro - RJ
(21) 3139-1650

Entre em contato

PROCEDIMENTOS

EQUIPAMENTOS DE USO DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL - ALUNOS - UNIDADE I e II

MÁSCARAS

O Ministério da Saúde recomenda usar máscara bem ajustada ao rosto, preferencialmente cirúrgica ou PFF2/N95.

O uso de máscaras é obrigatório no colégio, para todas as crianças acima de 3 anos. Casos especiais devem ser informados ao colégio que iremos avaliar caso a caso.

TROCA DE MÁSCARA

Recomendamos que cada aluno tenha sacos plásticos separados e identificados (LIMPAS E USADAS, por exemplo) para trazer suas máscaras limpas e guardar as usadas.

Elas devem ser trocadas de 3 em 3 horas, o que coincide, após cada intervalo de play, refeição e aulas de Educação Física. Os alunos devem colocar uma máscara limpa e guardar a usada no saquinho.

As máscaras devem retornar para casa e serem lavadas.

SACOS PARA GUARDAR

Cada aluno deve ter sacos plásticos para guardar objetos pessoais que tenham sido usados e contaminados.

UNIFORMES

Pedimos que os alunos usem uniformes limpos diariamente.

KIT DO ALUNO

UNIDADE I e II

Além da necessaire de higiene pessoal, cada aluno deve ter consigo seu Kit Back 2 Everest, identificado com nome e turma, para ser usado neste momento contendo:

  • Garrafa d’água (preferencialmente térmica) - os bebedouros estarão limitados ao enchimento de garrafas individuais trazidas pelos usuários;
  • Álcool em Gel 70% - A escola continuará contando com dispensers de álcool espalhados em salas de aula, corredores, banheiros, totens e etc. Mas, é importante que cada aluno tenha o seu álcool em gel de fácil acesso para evitar ficar circulando em sala;
  • Estojo com Materiais de Uso Pessoal com lápis, caneta, borracha, etc;
  • Kit com 6 Máscaras * - em Sacos Fechados, separados e identificados como limpas e sujas, por exemplo.
  • Sacos Plásticos - para guardar objetos pessoais que tenham sido usados e contaminados. Além dos sacos de plástico identificados para guardar as máscaras limpas e usadas.

* Por Lei, será dispensado o uso de máscaras por crianças abaixo de 3 anos e/ou com necessidades especiais.

SALA DE AULA

As mesas e as cadeiras serão posicionadas conforme o distanciamento determinado pelos órgãos oficiais, além de serem limpas com panos úmidos e solução desinfetante (Álcool ou Peróxido de Hidrogênio) constantemente.

Os equipamentos eletrônicos, teclados, mouses, chromebooks, notebooks e celulares serão higienizados com pano úmido embebido com Álcool Isopropílico antes do uso e recomenda-se que ao sair da sala e retornar, esse procedimento seja repetido.

Sempre que possível as salas permanecerão com as janelas abertas, e em caso de uso do ar condicionado, a cada 2 horas, as janelas serão reabertas por 15 minutos para promover a renovação do ar da sala.

Recentemente fizemos teste de qualidade do ar das salas, constatando que tudo está dentro do padrão recomendado por lei. Intensificamos a limpeza dos filtros dos aparelhos de ar condicionado. Vale ressaltar que no “Prédio Novo” já temos renovação automática do ar, o que permite que as portas e janelas permaneçam fechadas.

Nesse período o atendimento presencial para pessoas externas, será restrito, principalmente no horário escolar, dando preferência para reuniões virtuais.

LIXEIRAS

Todas as lixeiras foram substituídas por lixeiras de pedal, garantindo assim o descarte do lixo sem contato e reduzindo a possibilidade de circulação de microrganismos pelo ar.

COMUNICAÇÃO INTERNA

A sinalização foi ampliada reforçando as novas regras e protocolos da Escola, bem como a Regra de Ouro e procedimentos de higienização através de cartazes e banners.

ÁREAS EXTERNAS

As áreas externas estão sendo desinfectadas por profissionais utilizando os equipamentos de proteção individual (luva de látex, máscara, capote/avental, óculos de segurança/face-shield, botas/sapatos fechados e antiderrapantes) manuseando um atomizador ou pulverizador jorrando solução a base de Cloro ou Peróxido de Hidrogênio em todas as superfícies externas.

A limpeza foi intensificada, tomando cuidado para que seja feita sempre quando não tiver alunos.

ÁREAS INTERNAS

As áreas internas estão sendo desinfectadas por profissionais utilizando os equipamentos de proteção individual (luva de látex, máscara, capote/avental, óculos de segurança/face-shield, botas/sapatos fechados e antiderrapantes) manuseando um pulverizador ou borrifador manual jorrando solução a base de Cloro ou Peróxido de Hidrogênio.

A higienização dos espaços foi intensificada, sobretudo nas salas de aula e nos banheiros, com desinfecção antes da entrada, nos intervalos e após a saída dos alunos, antes do novo turno de atividades.

Foi aumentada a frequência do processo de higienização de superfícies, com máxima atenção às áreas onde ocorrem maior contato das pessoas, e utilização de produtos desinfetantes e não apenas saneantes, tais como: Maçanetas; Corrimão; Barras de apoio; Botões de elevadores; Fechaduras; Interruptores; Aparelhos de telefone; Teclados; Mouses; Mesas; Cadeiras; Mobílias em geral; Controles remotos; Bancadas; Torneiras.

BANHEIROS

Cartazes explicando como deve ser o procedimento de lavagem das mãos e demais instruções foram afixados.

A higienização está sendo intensificada, com solução a base de Cloro e Peróxido de Hidrogênio, de hora em hora.

As janelas e/ou basculantes estarão sempre abertos para a circulação do ar.

BEBEDOUROS

Os bebedouros estão sendo higienizados a cada intervalo ou a cada troca de galão, utilizando um pano úmido e Álcool 70% ou Peróxido de Hidrogênio e ocorre a desinfecção das torneiras e partes internas.

O filtro será trocado a cada 3 meses quando ocorrerá a limpeza das peças internas.

banner rede de colegios regnum christi
Enviar E-mail